segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Fiel, Deus permanece assim


Fidelidade, segundo a Bíblia (Revista e Atualizada no Brasil, 2º ed.), é definido como cumprimento das promessas e ser fiel, como ser digno de confiança. Paralelo a esse conceito, o Dicionário Brasileiro Globo (1998), define fidelidade como: lealdade, firmeza, exatidão, conformidade. E ainda, denota ao termo fiel, características como: constante, seguro, sincero.
         Este é um tema que pode ser abordado em várias situações, de diferentes maneiras e a partir de diversas ocasiões. O antecedente para estas linhas foram relatos de dois jovens evangélicos (em situações e locais divergentes), acerca do cumprimento das promessas de Deus, de Sua soberania e de Seu tempo, além de outras  implicações a respeito do mesmo tema.
         Em nossos dias, observa-se argumentos sobre a fidelidade de Deus de muitas formas e ouve-se os mais diversos testemunhos. A Bíblia está cheia de relatos sobre os feitos do Senhor para com os seus amados: pela fidelidade de Deus, a casa de Noé  foi salva e ele se tornou herdeiro da justiça que vem da fé; Abraão, teve em Isaque sua descendência; Sara recebeu poder para ser mãe ( Hebreus 11); Daniel saiu com vida e intacto da cova dos leões (Daniel 6:23); Jó teve restaurado em dobro tudo o que antes possuía (Jó 42:10). É por essa fidelidade que Paulo prega os estímulos no combate da fé e no sofrimento por Cristo, quando fala que se somos infiéis, Ele (Cristo) permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo (2 Tm 2:13).
         A fidelidade é uma característica de Deus, é algo que lhe é constante, firme, não há sombra de variação.  O Deus Verdadeiro é sincero e constante em Suas promessas, cumpre fielmente as Suas palavras e a Sua palavra é a verdade. Portanto, não contrariando Sua essência, Ele permanece assim.
         O salmista relata sua espera com paciência no Senhor e como Ele se inclinou e o ouviu quando clamou por socorro (Sl 40:1)  e, ainda, como a Sua palavra é reta e Seu proceder é fiel (Sl 33:4). Nas mínimas e nas grandes coisas, a fidelidade do Senhor está presente em nossas vidas. A paciência relatada pelo salmista nos dá evidências de que as coisas não aconteceram de imediato, como sempre gostaríamos que assim o fossem conosco. Deus é fiel a sua palavra, que é correta, sem desvios, sem erro e, o agir do Senhor, também é fidedigno às promessas contidas na mesma. Dessa forma, a Bíblia é  bem clara quando diz que o tempo do Senhor é diferente do nosso, um dia é como mil anos. Quanto à demora, a Palavra fala que o Senhor não retarda a sua promessa (2 Pedro 3: 8-9). As bênçãos do Senhor são liberadas em momento certo e oportuno. Isso se torna bem claro quando lembramos de quantos anos a mulher que padecia do fluxo de sangue sofreu até alcançar a cura de sua enfermidade; quantos dias passaram até que Jesus fosse até Lázaro para o ressuscitar; quanto tempo demorou para Jesus ordenar à filha de Jairo para que levantasse e vivesse.
         Não se pode negar que passar pela prova é difícil e esperar os tempos de refrigério também. Caminhar por um deserto e cair vale após vale sem vistas a um oásis e encontrar sofrimento e sequidão em tempos de angústia e de esvanecimento, são bastante complicados. E é em meio a confusos pensamentos e infelizes decisões que muitos amados deixam de trilhar, deixam que o “fogo” (lutas e provações) roube sua alegria e não permitem que as lutas os ensinem a dependerem continuamente de Deus.
         Grande é a fidelidade daquele que renova as Suas misericórdias a cada manhã  para aqueles que por Ele esperam, para a alma que o busca (Lamentações 3:23-25). Aquele que faz a promessa é fiel ( Hb 10:23) e não há impossíveis para as Suas promessas (Lc 1:37). Talvez não sejamos capazes de compreender a dimensão, a altura e a profundidade de tamanha característica, provavelmente porque no mundo e vindo dos homens, não exista algo assim. Somente pela fé podemos assimilar o motivo pelo qual um Deus tão maravilhoso ama seus filhos e prova de sua fidelidade e amor todos os dias. E assim, podemos até tentar entender que Ele está conosco em todos os momentos, seja na prova, no fogo, no deserto, no vale, no monte, na depressão, nos moldando para tomarmos a promessa nas mãos e depois, sermos as próprias vidas tratadas, testemunhas da fidelidade de nosso Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário